sábado, 10 de dezembro de 2011

Atividade 4.7: Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo. Sistematização conceitual.

    O currículo escolar norteia todo o trabalho da escola. É através dele que o fazer pedagógico se efetiva. O currículo deve acompanhar a evolução da sociedade para formar cidadãos aptos a enfrentá-la com conhecimento, criticidade e desenvoltura.
    As novas tecnologias vigentes têm papel fundamental no desenvolvimento do currículo, por serem recursos mais atrativos o que motiva professores e alunos na busca do conhecimento.
    Esses recursos tecnológicos contribuem para que o professor torne sua prática mais interessante, instigante e leve os alunos a criarem e desenvolverem o hábito de leitura, pesquisa, trabalho em grupo e sobretudo que desenvolva a criticidade para os enfrentamentos futuros que a vida moderna exige.
    Por outro lado, é preciso que haja investimento e capacitação do professorado por parte dos dirigentes, porque a simples existência de laboratórios de informática nas escolas não garante a informatização da aprendizagem e disseminação do conhecimento.
    A informatização das escolas diga-se de passagem, ainda está bem aquém da realidade posta. É imprescindível que se alie conhecimento específico, conhecimento de informática e transforme tudo isso em prática pedagógica, interligando e interdisciplinando projetos educacionais focados no currículo e realidade de cada cultura, de cada povo.

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